Design de interação

abril 9, 2006

Os primeiros princípios do design de interação

**post ajustado depois de discutido alguns pontos com o Vicente do Webinsider, valeu pelas dicas…**

Os princípios fundamentais para criar e implementar interfaces eficazes e para o entendimento de Design de Interação. A interfacedeve ser clean e sem informações inúteis (como muitas cores, banners, textos…)

Os principios fundamentais:

* Antecipação – Não espere o usuário procurar pela informação ou serviço, um bom design de interação é aquele que causa surpresas positivas no usuário, Tente adiantar ao máximo a informação (conhecer bem seu público-alvo é essencial).

* Autonomia – Tudo "pertence" ao usuário. Dê autonomia, mas com regras, limites. Deixe-o pensar que controla tudo.

Use mecanismos de status, para manter usuários cientes informados e manter a informação em fácil localização.

* Cores – Use cores para complementar sua informação. Mas mantenha o visual clean. Cores podem passar mais informação do que parece, tudo depende do contexto social.

* Consistência – O mais importante da consistência é estar de acordo com as expectativas do cliente.

* Defaults – os defauts devem ser "inteligentes" e relacionados com o contexto.

* Foco no usuário – Olhe para o usuário, não para o computador. Mantenha o usuário ocupado. Deixe mensagens para ajuda, e faça-as ajudar a solucionar o problema.

* Interfaces Exploráveis – Não dê toda informação. Prenda o usuário, mas mantenha fácil e acessível. O usuário gosta de se sentir em casa. Sempre habilite "retroceder".

* Lei de Fitt – "O tempo para atingir um alvo é uma função a distância a e tamanho do alvo." O tempo que você vai levar para atingir seu objetivo depende diretamente do tamanho desse objetivo e quão longe ele está de você.

* Objetos Humanos de Interface – São todas as coisas que podem exercer influência no usuário, podem ser vistas, ouvidas, tocadas, ou percebidas de outra maneira.

* Aprendizagem – Todas as aplicações e serviços, não importa quão simples, indicarão uma curva da aprendizagem.

* Metáforas, O Uso de – Metáforas podem criar figuras visíveis na mente, e elas deixam o processo de entendimento da interface mais fácil. Sempre uma comparação do cotidiano é melhor do que apenas a explicação da teoria.

* Proteja o trabalho do usuário – Assegure-se de que os usuários nunca percam seu trabalho em conseqüência do erro em sua parte, geralmente erros são "imperdoáveis" por parte dos usuários.

* Leitura – Deixe a leitura em seu site o mais fácil possível. Ler em tela geralmente é chato, tente minimizar a chatice dessa tarefa ao máximo.

* Navegação Visível – evite a navegação invisível, é mais para sites dinâmicos, por exemplo blogs, onde todos podem entrar e comentar (a famosa onda de interatividade, web 2.0) é bom sempre ter um controle da informação que está correndo no seu site, para evitar "prejuízos" futuros, já que esse conteúdo é de sua responsabilidade.

That's all… Coment's are apreciaded🙂

——-

// quando chequei para editar esse post estava fora do ar, mas vale a pena dexar aê o link
Source

——-

9 Respostas to “Design de interação”

  1. Valeu pela sintetização dos tópicos tratados pelo Tog. São dicas bem práticas que tocam em questões fundamentais. Porém, ainda são prescritivas e dizem o que você deve fazer. Estou no momento ruminando alguns princípios que não são prescritivos, ou seja, te deixam livre para pensar sobre o assunto.

  2. Sim, gostei de ver listados tópicos, prescritivos como o Frederick falou. Fiquei com vontade de vê-los em seguida mais expandidos e explicados, o que revelaria mais riqueza nas situações que envolvem criaçao e melhoria de projetos. []s!

  3. rochester said

    No link que está no fim do tópico tem o post do tog, mais completo e explicado, mas acho que a idéia era resumir mesmo, deixar mais fácil o acesso ao conteúdo, para quem quiser aprofundar mais, vale a pena ler o que o tog escreveu…

  4. Boa sintetização mas é sempre bom lembrar que não existe receita de bolo, para cada tópico abordado existe um mundo a ser aprofundado individualmente. Que tal começar por esse ponto de partida para os próximos posts?

    Boa sorte com o novo blog! 😉

  5. Gostei da síntese. Não conhecia o artigo do Tog. Design de interação está cada vez mais sendo discutido nos blogs. Parabéns. Abraço!

  6. TD® said

    é . . . mto bom . . . para sites dinâmicos profissionais esta síntese é ótima!

    Que nem a nextel – – – direto ao ponto!

    =)

  7. rochester said

    Bem, dei ua expandida maior, como o Vicente sugeriu. Apesar de ainda mantera ideia de sintese.

    Obrigado pelos elogios, espero vê-los (as pessoal que comentaram) novamente nos outros posts.. xD

    []’s

  8. […] Durante a pesquisa para esse post, encontei um post no usabilidoido que achei muito interessante. Para facilitar as coisas, basta pegar-mos alguns princípios de design de interação e veremos formas simples de aplicá-los ao dia-a-dia: […]

  9. movies said

    it news

    Keep up definition by applying a high-grade juice automotive wax twice a year. Patio setting offers in-store sales one and only. Well, for starters, you do have need for a it news things for your patio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: