Tem site que tem forma mas não tem conteúdo

abril 21, 2006

Já dizia o poeta "As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo, tem site que tem forma mas não tem conteúdo". Tudo bem, um site precisa ser bonito, mas também precisa ter outros "valores", como usabilidade, acessibilidade, e é claro CONTEÚDO. Mas a dúvida que mais me atormenta (provavelmente deve incomodar a muitos outros) é o que deve ser priorizado na hora de planejar/criar um site?

Eu peguei como comparação as músicas. Há músicas onde a letra é essencial, enquanto em outras é completamente dispensável, depende 100% de quem você quer atingir (lá vem o tal de público-alvo de novo…), do seu objetivo com o site.

Você quer um site daqueles que causa impacto a primeira vista (mas que pode se tornar difícil de navegar,difícil de acessar, pesado, monótono, ou que simplesmente não tem nada além de um layout "bonitinho")? Ou seria daqueles que "cativa" o usuário, que quer fazê-lo visitar freqüentemente, que tenha conteúdo atualizado com freqüência (sim, estou "puxando a sardinha" para este lado🙂 )? Seu site está mais para "funk", "rock", ou "eletrônica" ? Flash, HTML, PHP ou mesmo AJAX? Tudo acaba caindo na questão do público-alvo.

Mas uma coisa é fato: site sem conteúdo ou estrutura dificilmente é visitado duas vezes. Não podemos nos esquecer que antes mesmo de ser o "pão nosso de cada dia" a internet é uma ferramenta de entretenimento e pesquisa. Muitas vezes nos preocupamos com conceitos complexos de design, acessibilidade e usabilidade e nos esquecemos dessa definição básica.

That's all🙂

8 Respostas to “Tem site que tem forma mas não tem conteúdo”

  1. O conteúdo é peça fundamental em qualquer website, mesmo que (e principalmente se) não precise dele.

    Já ouviu falar que é muito mais difícil regular um soco do que bater com toda força? com o conteúdo é assim… quando você tem que conter as palavras acaba ficando mais difícil de expor uma mensagem e um objetivo (fundamentos do design).

    Cada dia que passa o tratamento de conteúdo vem sendo considerado um nicho de maior importância, por isso cresce também o número de profissionais treinados e capacitados neste meio.

    Acho importante você levantar esta questão, já que muitos, principalmente iniciantes não pensam sobre aspectos como este ao iniciar um projeto.

    O conteúdo é tão ou mais importante que todo o restante, pois é a partir da mensagem que você quer passar (portanto conteúdo, ou falta dele) que você vai definir o layout e outros elementos visuais. O camarada que fizer o oposto está fadado ao fracasso a longo prazo, tendo em vista que ninguém alcança um objetivo que não almeija direta e “objetivamente” (com o perdão do trocadilho).

    enfim, acima de tudo, mais uma vez parabéns por levantar a questão e parabéns pelo blog , que além de bonito (claro né, Michael Martine não ia deixar por menos) tem um excelente conteúdo (pelo que eu vi até agora pelo menos)

    []’s

  2. garota virtual said

    teu blog esta bastante interesante e muito construtivo…parabens😉
    bjs

  3. rochester said

    Olá Douglas,

    obrigado por expor sua opinião no meu blog🙂
    era exatamente essa idéia que eu queria expor nesse post, da importância do conteúdo, que ele é a base dos sites, que um site é na verdade a união da cara bonitinha mas também de uma boa estrutura e é claro, o que mais importa, a informação que ele pode transmitir, afinal esse é o poder da internet não é, o da comunicação e informação extremamente atualizada…

    Olá garota virtual… (rsrsrrsss)
    Obrigado pelo comentário….😄

  4. Eduardo Braga Ferreira Júnior said

    Realmente amigo, o conteúdo ainda continua sendo o pior vilão para nós, simples webdesigners..Confesso que ainda sou muito atormentado com a falta do mesmo.Hehehe, falando assim até parece que sou profissional, né?? Mas não sou não, sou amador, mas to quase chegando lá. O seu tópico é muito interessante e essa comparação que você fez pode servir de ajuda pra bastante coisa.
    ps.: Ainda coninuo com a dúvida tida por todos.hehehhe

  5. […] A idéia do “bem-feito” é simples, e há quem faça assim sem dar nomes mesmo. “Mas você só usou um nome novo para definir coisas que já estamos acostumados…”, e a nomenclatura “Web 2.0″ foi o quê? Quando viram que o mercado estava mudando, deram um jeito de fazer o resto dos profissionais mudarem também, então quem não mudava (ou não mudou ainda) é 1.0 , quem já fez o “upgrade” passa a ter o status de 2.0 (apesar da hipótese não desmentida de ser um golpe de marketing apenas). E muita gente ficou com medo de ter a classificação de 1.0, e passou a correr desesperadamente procurando a tal web 2.0 , para acompanhá-la, por isso muitos acreditam apenas na chance de ser uma jogada de marketing – “vamos falar que isso é melhor, que é evoluído, talvez cole”. Mas a grande diferença é que no conceito “bem-feito” são unidos aspectos “user-side” com algumas melhorias da tal Web 2.0 e outros aspectos que parecem esquecidos por muitos, como Usabilidade, Acessibilidade, SEO, Semiótica (que é muito desvalorizada na Web) e o conteúdo. […]

  6. Tatiana said

    Parabens…
    Fico feliz em saber que existem pessoas preocupadas com o conteúdo das coisas. Seu site serviu de pesquisa para mim para convencer de que nem só a forma é necessária.

  7. rochester said

    (:

    sempre defendo o conteúdo, mas a forma também é necessária… não é primordial, mas é necessária…

    Apesar que minha opinião tem mudado um pouco nesses ultimos tempos… acho que vai além do conteúdo.. é a utilidade que é primordial… forma chega até a ser dispensável perto dela😀

    tem um post meu sobre isso ^^

    []’s

  8. leonardo melluzzi said

    nao tenho nem um

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: