Blogs institucionais

maio 8, 2006

Primeiramente, minhas humildes desculpas pela demora a postar novamente, fiquei numas semanas daquelas onde acontece tudo e mais um pouco, acabei não tendo tempo para postar…

Para mostrar a força que esse tipo de site vem ganhando, mostrarei uma parte da proposta que fiz para a empresa onde trabalho , citando também a força que os blog vêm ganhando.

"Por que blog?

 

A idéia inicial é de inovar. Mostrar diferencial para o usuário. Mas sem esquecer o que todo o mercado anda fazendo, blogs corporativos estão se popularizando, mas com uma diferença, nesse caso o blog é o principal, e não algo secundário como em muitos casos. E também criar um “ambiente” com o qual o usuário já esteja acostumado, criar algo que incentive usuário a estar sempre visitando, pois ele saberá que sempre terá algo de novo.

Vantagens:

 

-Tamanho de arquivos: Essa estrutura é muito mais leve que um site em flash (além de não precisar de plugin). {no caso o site da empresa estava em flash}

 

-Atualização: Acho que esse ponto deve ser considerado, pela quantidade de trabalhos que a empresa vem fazendo, isso facilitaria muito mostrar o portifólio ATUALIZADO da empresa.

 

-Acessibilidade: Uma estrutura mais leve atinge a um publico maior, e um site em HTML (no caso unido ao PHP) aparece em uma posição melhor no ranking dos sites de busca, e tem também um sistema de links interno do wordpress (o sistema de blog), onde o site aparece bastante.

 

-Dinamismo: A separação de conteúdo e layout facilita atualizações, inserção de novas áreas ou mesmo mudanças nas existentes.

 

-Público já acostumado: O público no geral já está acostumado com blog, e a maioria gosta desse tipo de site.

 

-Interação: O usuário pode opinar, e ver sua opinião dentro do site, isso acaba cativando o usuário, que se vê construindo o conteúdo, como parte ativa desse processo. { Web 2.0😄 }

 

-Beleza: O site acaba não perdendo em nada na questão da beleza, design e layout.

 

-Otimização de acessos: Para este item, peguei o meu blog como base. Ele foi criado “do nada”, e com o mínimo de divulgação e apenas 2 posts em 15 dias alcançou 275 acessos, ou seja, média de 18,3 por dia (apenas para comparação, o site da empresa tem tido nos últimos 6 meses a média de 109 acessos por MÊS, e 6 por dia). Lembrando que esse blog surgiu do nada, bem diferente do que irá acontecer com o site da empresa, pois a empresa já tem um nome no mercado, seria apenas a questão de divulgar o blog.

Desvantagens:

-Movimento: Como a estrutura deixa de se BASEAR em flash, o site perde os movimentos que tem no atual, mas continua podendo utilizar flash normalmente.

-Atualização: A rotina de atualização teria de ser pesada, pois se não se corre o risco de gerar uma propaganda negativa da empresa."

That's all🙂

2 Respostas to “Blogs institucionais”

  1. É verdade, cara, pessoal no Brasil ainda não considera o blog como uma
    ferramenta de trabalho. Acho que é devido ao uso extensivo para a vida
    pessoal e má conotação que adquiriu em nossa cultura.

    Frederick van Amstel
    http://www.usabilidoido.com.br

    via e-mail [peguei a liberdade de postar aki xD ]
    on Mon, 08 May 2006 13:26:55
    to “Rochester”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: