Flash… ¬¬ solução ou mais dor de cabeça??

maio 18, 2006

Bem, eu na verdade tenho mais 2 posts aí para sair, mas to meio sem tempo de postar, mas esse fato realmente tragicômico eu não pude deixar passar.
Eu nunca fui muito fã de flash para estruturar sites, até porque acho que ele não foi feito para isso, mas existe um lugar onde são feitos muitos sites baseados em flash, e aconteceu algo que realmente quebrou a confiança que existia entre eles e o flash.

Foi feito um site em Flash 8, muito bonito por sinal, de uma tal Feira do Sul de Minas, e qual não foi a surpresa que tiveram ao apresentar o site para um tal deputado? O site apareceu todo distorcido, não carregava direito, enfim deu problemas sérios. O motivo: Plugin do Flash. Provavelmente o plugin instalado na máquina em que foi apresentado era do flash 6 ou 7, então alguns recursos não conseguiram ser executados, e algumas coisas ficaram distorcidas. Pergunta: Será que vale a pena correr o risco de (muitas) pessoas não abrirem seu site em flash para ele ter mais "movimento" ou "dinamismo"?? Eu, principalmente depois desse episódio, acredito que não.

Tem gente que acha que basta colocar um aviso do tipo "site feito em flash 8" para o usuário entender que para ver o site ele tem que ter o plugin do flash 8 instalado. Mesmo que coloque outro aviso do tipo "É necessário plugin do Flash 8 para visualizar este site, se você não tem, baixe ele aqui" afinal, que usuário sabe o que é raios esse plugin?? Ou mesmo que usuário vai baixar algo que ele não sabe o que é? É o mesmo que colocar um aviso "site melhor visualizado em 1024×768". Quem vai alterar sua resolução de tela para ver um site?? Ou mesmo que usuário entende que "1024×768" é uma resolução de tela.

Sim, eu sou totalmente contra esses avisos, vejo isso como uma tentativa errada de "uébidezáiners" que tentam adaptar o usuário ao site, fazendo a contramão da história. O site é que tem que ser fácil, acessível, sem avisos complicados ou com termos técnicos, o usuário não sabe nem tem a obrigação de saber nada sobre a estrutura de um site.

Bem, já temos discussões filosóficas demais para um dia…

That's All 🙂

8 Respostas to “Flash… ¬¬ solução ou mais dor de cabeça??”

  1. […] E voltando ao tema dos "uébidezáiners" , vou agora definir melhor a minha opinião (e completa revolta) sobre a atitude desse "grupo" dentro do vasto campo do Web Design. […]

  2. Fabrício said

    só digo uma coisa a resprito disso, O público cada vez mais se dispersa das coisas, na internet é a mesma coisa, para ter um público preso na pagina é necesserio que a pagina prenda a atenção, e a melhor forma de fazer isso é interagindo com ele, calocando detelheszinhos, muitas vezes até bobos, + que de alguma forma chame a atenção do público e o prenda, coisa das quais não existe outra tecnologia como o flash para desenvolver, com o flash, temos a possibilidade de trabalhas a comunicação de uma forma interativa, sem muitos textos , podemos traduzir textos em animações, mensagens em animações, entre outras coisas das quais não se faz em html, java, entre outras tecnologias, vale a pena sim correr o risco de um usuario não ter o plugin do flash adequedo. mesmo que o mundo evolui, o público evolui, as pessoas se adaptam as novas tecnologias, eu vejo que não vale a pena parar no tempo, o flash é atualmente na minha opinião a melhor tecnologia para desenvolvimento de paginas de web, talvez no futuro possa ter uma tecnologia melhor, e com certeza eu usarei, temos que acompanhar a tecnologia, o exemplo que o dito cujo deu da feira do sul de minas é uma falha profissinal, não uma falha tecnologica, uma vez que se ele vai expor um serviço, ele tem que fazer o cheklist de que vai precisar e fazer um teste preventivo para não acontecer erros..

    Não parem no tempo, flash é a tecnologia do momento!!!

  3. rochester said

    Não disse em nenhum momento que o flash não pode ser utilizado, e quem utilizá-lo pegara uma maldição mortal, só disse que não gosto de usá-lo para estruturar sites, por questão de usabilidade e acessibilidade.

    Quanto à interação do flash, isso é inegável, quanto ao flash ser uma forma de chamar a atenção do público, bem…

    Tem site que tem forma mas não tem conteúdo

    []’s

  4. Rafael said

    Evoluir as vezes é bom.
    Enquanto está saindo o windows vista tem gente usando o windows 95, 98 e ME.

    Sim, flash é tecnologia do momento,

    Agora, quanto ao plugin, isso é de total competência do desenvolverdor e não de quem acessa o site.

    Particiei de uma feira sobre tecnologia e automoção a pouco tempo atrás, como o site era de importancia e o publico alvo era extremamente variável, o site estava em versões para player 7 e 8, sabia que, algum maluco por lá não estaria usando windows XP, pois versões anteriores do SO o flash player 8 não era compativel.

    A falha seria do cliente ou minha se ele não conseguisse acessar o site?

    Então, reveja seu conceito sobre flash e acessibilidade. Pequeno detalhes que mostram o nosso profissionalismo e nossa competência, onde, que no caso que você citou, foi imcompetência da sua parte e não erro técnico do flash.

  5. rochester said

    tentativa de jogar a culpa no usuário…

    ¬¬’ pensei q vc soubesse mais sobre..

    uébidezáiner 0.5 – BETA

    críticas pessoais serão respondidas a altura ok? 🙂

  6. cidney said

    cat and dog

  7. gianfava said

    O problema é que o Flash sempre foi uma faca de dois gumes – uma ferramenta que oferece fantásticas experiências visuais e interativas quando bem utilizada e, como o Rochester disse, “uma dor de cabeça” quando mal empregada.

    A forma de como será empregada o uso desta importante ferramenta e a o objetivo para qual se destina é que será o sucesso ou fracasso da aplicação.

    Portanto…estudem!

Deixe um comentário