uébidezáiner 0.5 – BETA

maio 25, 2006

E voltando ao tema dos "uébidezáiners" , vou agora definir melhor a minha opinião (e completa revolta) sobre a atitude desse "grupo" dentro do vasto campo do Web Design.

Ao ver todas as mudanças que estão acontecendo no mercado web, onde se fala cada vez mais em web 2.0 e foco no usuário (que muitos dizem não ser mais usuário, e sim co-autor), onde a profissão "web designer" se torna cada vez mais respeitada, há alguns indivíduos que denigrem a nossa imagem, e que foram "carinhosamente" chamados de "uébidezáiner 0.5 – beta". Eles nada mais são do que usuários com um programa capaz de ajudar a "criar" um site, mas que são incapazes de realizar um planejamento, um projeto, uma estrutura para comportar os layouts.

Entre os erros mais comuns cometidos por eles estão:

* Avisos técnicos ou confusos – Avisos que poderiam ser evitados, se conhecendo o público-alvo. São avisos do tipo "Site melhor em 1024×768" ( o usuário sabe mesmo que 1024×768 é uma resolução de tela? Ele vai mesmo mudar a resolução da tela só para ver o seu site?) e o mais famoso, já citado e mais expandido em outro post: "Esse site precisa do plugin do Flash" (¬¬' o que ráios é plugin, ou mesmo "flash player"?). São avisos que além de não agregar nenhuma informação ao usuário, acaba confundindo e frustrando, ou mesmo fazendo com que a pessoa desista de visitar o site.

* Falta/Ausência de padrões – A não ser que o seu objetivo seja quebrar paradigmas (muitos sites não permitem que isso seja feito), é bom seguir padrões. Até mesmo no design. É bom sempre utilizar o conhecimento e a experiência que o usuário já tem, que já foi adquirida em outros sites, para facilitar a vida do usuário e a sua. Tem também os padrões de codificação, que sem dúvidas são um ponto a mais para quem usa. Aí entra na questão da acessibilidade. Acessibilidade não é ser bonzinho, é ser inteligente. Só trás vantagens para você, para os visitantes, e para seu cliente.

* Abuso do flash – Será que o flash é mesmo indispensável em tantas horas? Será que ele só trás vantagens?Não concordo em usar o flash para fazer sites completos, pelo simples fato de que muita gente não irá conseguir nem mesmo entrar no site. Há quem tente fazer e-commerce em flash. Sinceramente, não vejo vantagem nenhuma. Não há nada nesse site (destaco que estou me referindo especificamente a este caso) que não poderia ser feito por CSS com a metade de tamanho de arquivos, o dobro de acessibilidade, e dez vezes mais facilidade de atualização.

* Popups e banners – Vêm diminuindo o uso de banners, mas muitos sites (principalmente em flash) ainda abrem em popups. Além daqueles que abrem milhares de popups que são fechadas imediatamente por usuários bem treinados ou por um navegador de verdade (que nem as abrirá, para dizer a verdade). O perigo de sites que abrem em popups é exatamente esse, o site pode não abrir. Há navegadores que já não abrem elas, mas há também bloqueadores de popups que estão sendo muito utilizados. Na questão dos banners há quem diga que os usuários nem vão vê-los. É a cegueira de banner.

Além de outros erros não citados aqui, mas facilmente observados em uma rápida navegada na internet…

OBS: Usei e abusei de links externos dessa vez xD, ah, e desculpem o trocadilho com o fato de o windows estar sempre em versão beta.

Enfim, chega de meter o pau nos outros… Agora é a vez de vocês…

That's all🙂

4 Respostas to “uébidezáiner 0.5 – BETA”

  1. Oi Rochester,

    Interessante o artigo. Essa é uma questão difícil mesmo. Alguns falam sobre regulamentação da profissão, mas acho que não é bem esse o caminho. Sei lá. Acho que quanto mais nos desenvolvermos, mais nos destacaremos dos “sobrinhos”. Acho que o que mais ferra nisso é que eles meio que acabam ferrando a web também, achando que é só mais um trabalho gráfico de baixa qualidade.

    []s!

  2. rochester said

    Isso é muito ruim… Acabam denegrindo a imagem com os “çáite de 50 real”. As pessoas acabam tendo a indéia de que fazer toda a estrutura, pesquisa e lógica por trás de um site é fácil (pelo menos o mercado do sul de Minas Gerais é assim…). E o pior, que é barato.
    []’s

    Rochester Oliveira

  3. Iran Rabelo said

    Prezados companheiros:

    Quando falamos de regulamentação ou criação de instituições que possam ajudar a fortalecer a profissão, acredito que estaremos todos a favor. Porém, devemos ter cuidado com certos posicionamentos que de forma alguma trazem benefícios à classe… Como disse o companheiro que escreveu este artigo, estão ocorrendo muitas mudanças no mercado web, mas estas mudanças são recentes. Quem poderia dizer que estuda temas como AI, usabilidade ou acessibilidade há anos ?? quem ousaria dizer que nunca usou em um site um aviso como “Site melhor em 640X480” ?? Ou mesmo quem afirmaria que nunca utilizou um link para download do plugin do Flash?? Pessoas mal intencionadas existem e sempre existirão em qualquer campo de atuação, isso não é privilégio dos “WEB DESIGNERS”. Deixemos que o mercado proceda a sua seleção natural. Aqueles que se dedicarem, estudarem e se atualizarem sobreviverão. Deixemos também que os “uébidezáiner 0.5 – beta” existam, eles trazem benefícios a nós também. Afinal, sem eles, seríamos todos excelentes profissionais e um ficaria difícil estabelecer parâmetros de comparação. Acredito que seria mais produtivo nos preocupar em partilhar conhecimento, quem sabe consigamos tirar um ou outro da versão beta. Meter o pau nos outros talvez não seja o melhor caminho.

  4. rochester said

    Concordo, é claro que todos (ou pelo menos a maioria) já cometeu um desses erros, mas a grande diferença, é que todos nós aprendemos com esses erros, e não cometemos mais, os “uébidezáiners” não.
    A segunda parte tbm concordo, lol viva a concorrência inútil… rsss

    []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: