Semiótica – Definição

junho 13, 2006

Enquanto navegava na internet vi essa palavra e no mesmo instante me perguntei quantas pessoas tinham alguma idéia do que significava (eu me incluia no grupo dos que já tinham ouvido falar, mas não sabem explicar). Então, como para mim é fundamental saber a definição de algo para conseguir entender, resolvi pesquisar sobre.

Semiótica é o estudo do processo de significação na natureza e na cultura. Os problemas relacionados à semiótica, podem retroceder a pensadores como Platão e Santo Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início do século XX começou a adquirir o status de ciência e autonomia. Às vezes a semiótica é considerada parte da lingüística, outras vezes o inverso, e outras vezes ainda não é considerada parte da linguística. Por ter uma ênfase grande na natureza social dos sistemas de signos [signo é tudo o que tem sentido, um significado, é tudo que nos liga ao mundo] examinados ela tende a ser extremamente crítica e abstrata. “A Semiótica defende, por exemplo, o uso do raciocínio abdutivo que, ao contrário do dedutivo, tenta gerar hipóteses a partir da mera observação da situação. Abdução é o nome bonito para o método de “tentativa-e-erro”, tão empregado no uso de computadores”.

A própria origem da palavra (do grego semeiotiké, (arte) dos sinais, sintomas) explica muitas coisas. Semiótica nada mais é do que a ciência do processo de contextualização social e natural, ou seja, o estudo de como o objeto será entendido pelo “receptor” considerando seu contexto social e natural (Tudo depende do contexto). Se você ainda está se perguntando o que Web Design, Usabilidade, Arquitetura da Informação, e Design de Interação têm a ver com isso… bem… já pensou em ser músico? rss…

Ela estuda o que fica entre o objeto e sua representação, encara a interface com um meio de comunicação, e dando ênfase não apenas ao comportamento e apresentação dos objetos, e sim ao seu significado. E a definição do Perfil Semiótico do usuário ajuda a descobrir o que o usuário espera de uma apresentação visual da interface gráfica.

“Na primeira etapa, são abordadas expectativas perceptuais (primeiridade), como a preferência por ambientes claros. Na segunda, são abordadas expectativas emocionais (secundidade), como o desejo de sentir tranqüilidade. Na última etapa, são exploradas as expectativas cognitivas (terceiridade), como a necessidade de alta discriminação. Em cada etapa, o usuário aponta suas preferências interagindo com imagens, ou seja, ele não precisa saber traduzir suas expectativas gráficas em palavras.”

Bem, suas possibilidades de uso são imensas, apesar desse estudo ainda não ter ganhado a importância que (pelo menos na minha opinião) merece, pois em outras áreas, como design gráfico, é um estudo muito respeitado.

Acho que é interessante observar sua ligação com a filosofia, que na minha opinião é extremamente importante em todas as áreas onde precisa-se entender o comportamento, as impressões, e os anseios do ser humano.

— Techo em itálico de Semiótica e AI

That’s All🙂

15 Respostas to “Semiótica – Definição”

  1. Cara, você comentou lá no meu blog, o novo-MUNDO, no mesmo dia em que eu apresentei sobre semiótica na faculdade. Coicidência!

  2. Muito legal Rochester,

    Tem um livro que eu tô lendo que talvez te interesse também. “Elementos de Semiótica aplicados ao design” da Lucy Niemeyer. Bem interessante mesmo. O que me deixa meio puto só nessa área é que os autores fazem questão de complicar (desde o vocabulário até as mais simples explicações), mas nesse livro, a autora é bem didática.

    []s!

  3. rochester said

    valeu pela dica, vou procurar😄

  4. Lembrando sempre que o contexto abordado no seu texto é baseado nas teorias Peircianas. A lucy Niemyer tb leva em consideração o lado Peirciano da semiótica.

    Porém existem diversos outros semioticistas que defendem a semiótica de outra forma. Porém o caminho é esse. É um assunto totalmente brisante, sendo assim recomendo fumar 1 bequezinho antes auheauehuehu.

    Mas mt bom seu artigo.

  5. rochester said

    hahaha….

    Ah, sim, e todo campo eh assim, as pessoas vêem as coisas de formas diferentes, e têm opiniõs difeerentes, mas que muitas vezes divergem para o mesmo ponto..

    Sim, é um assunto bem filosófico, mas prefiro ficar sóbrio… hehe ^^

  6. Edd said

    Hee. Estou tão familiarizado à coisa toda que SemiÓtica é o nome do meu blog. Parabéns pela pesquisa. É realmente um campo de estudo interessantíssimo. Recomendo.

  7. […] Semiótica – Estudo através dos signos que tem como objetivo analisar como o objeto será entendido pelo usuário, o que o faz, por exemplo, clicar em um link invés de outro “semelhante”. […]

  8. Leticia Macedo said

    Legal esse seu artigo, vou fazer uma prova de semiotica e estava com muitas duvidas, mas agora deu para entender melhor.Obrigada.

  9. Rochester said

    que bom que ajudou ^^

    pretendo escrever mais sobre semiótica, gostei muito do tema..
    😄

    []’s

  10. Fabiana said

    Rochester, eu sou acadêmica do curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás e gostei muito do seu artigo. Pretendo fazer minha monografia com base em estudos semióticos. Estou estudando sobre o assunto, pois desejo unir: semiologia – manipulação discurso e imagens – comportamento do indivíduo receptor (talvez enfocando às crianças, não decidi ainda, pois tenho muitas dúvidas a respeito). Gostaria de receber de vc algumas dicas ou de repente algumas orientações sobre o assunto.
    Obrigada

  11. Rochester said

    claro, no q eu puder ajudar… só falar
    😀

  12. Osmar said

    Olá td bem, preciso de informações sobre relações entre matemática e semiótica!!!
    Quem puder me ajudar fico muito grato, meus e-mail’s são prof.osmar@gmail.com e prof_osmar@hotmail.com
    Obrigado

  13. Willian said

    Resumindo
    O que é Semiótica ?

    Semiótica do termo que vem (do grego semeiotiké ou “a arte dos sinais”), é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Em oposição à lingüística, que se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico – artes visuais, fotografia, cinema, música, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência, etc. Portanto a semiótica é o estudo dos signos.

  14. Viviane said

    Oi Willian adorei o seu resumo sobre Semiótica.

    O engraçado é q falar de Semiótica é simples, agora explicar exatamente o q é, fica mais complicado…e vc explicou direitinho o q é…

    Obrigada pois precisava de uma explicação mais abrangente e simples.

    Vivi

  15. Risofarias said

    Gostaria de saber, qual a matéria ou componente
    que ensina semiótica? Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: