A nova tecnologia

junho 16, 2006

Surgiu uma discussão no orkut, sobre o flash, se ele era uma solução ou mais dor de cabeça, eu pessoalmente já tenho a minha opinião formada, e só vou apresentar fatos (com toque pessoal é claro🙂 ).

Vou apresentar o que foi discutido, respondendo às questões levantadas:

A escolha da plataforma depende do público – Sim, mas qual é a real vantagem de se utilizar flash? O ganho em animações, movimentos, "interação", é muito pouco pelas perdas que ele causa, como baixo pagerank, diminuição de acessibilidade por necessitar de plugin, e por ser normalmente muito mais pesado que um site em HTML puro por exemplo.

O que faz a diferença é o domínio que se tem da ferramenta – Volta na questão apresentada no item anterior, as perdas reais que o flash ocasiona, além de sempre que se utiliza esse tipo de arquivo, somos obrigados a utilizar o programa da adobe, Flash (que é um programa pago,mais um pequeno ponto contra), diferente da maioria (se não forem todos) os outros arquivos podem ser gerados utilizando um número imenso de programas.

É necessário prender a atenção do usuário, sem textos com animações – Muita coisa na página (como "detalhezinhos", "bannerzinhos", "animaçõezinhas", e mais um monte de inhos e inhas…) só faz o leitor perder o foco de atenção. Qual é a grande vantagem da Internet sobre os outros meios de comunicação disponíveis? Sua grande quantidade de informação (que é seu motivo inicial de existência, a transferência de informação) disponível e acessível. Tem forma melhor do que texto para transmitir todo esse conteúdo? Eu pessoalmente não conheço.

Flash é a tecnologia do momento, permite interação do usuário – Não vejo dessa forma. Flash é um programa que tem recursos muitos visuais. O flash propicia interação sim, assim como os rollovers ou menus tooltips facilmente feitos com um pouco de conhecimento de html e css.

Plugin é de responsabilidade do desenvolvedor – Ué, e você instala o plugin no computador de todos os usuários? 😄

A falha seria do cliente ou minha se ele não conseguisse acessar o site? – Bem, isso soa como tentativa de jogar a culpa no usuário. Se o sistema não está acessível, demora uma eternidade para carregar e ver que não tem o plugin do flash 8 a culpa é mesmo do usuário?

Há países onde o Flash player 7 não é utilizado – Sim, isso seria algo relevante para mim se eu atacasse o mercado externo, mas a nivel de Brasil grande parte das máquinas devem ter no máximo o player 6, e utilizam 800×600🙂.

Todos softwares tem seus prós e contras – Sim, assim como o bloco de notas é ruim pois não colore tags, e o context é ruim pois não tem o modo gráfico. A discussão era sobre a tecnologia flash, não o programa.

Muita gente sabe que é preciso ter a ultima versão do player instalado – Ás vezes o público não sabe de muitas coisas que são normais para quem é da área. Muitos donos de empresas (inclusive da área de Web, já passei por isso, sei o que falo) não sabem o que é plugin, nem que é necessário tê-lo para entrar em sites feitos em flash. Além dos que não conhecem a diferença de flash para HTML, sinceramente, para eles acho que nem é necessário saber disso.

Talvez eu tenha sido um pouco duro demais nesse post, mas quem está a par da discussão claramente entende o motivo.

Acho que tudo isso poderia ser resumido apenas na primeira questão apresentada, qual a vantagem de se utilizar flash? Realmente acho que a relação custo/benefício não e lá essas coisas…

That's All🙂

3 Respostas to “A nova tecnologia”

  1. quel said

    Ola!!
    T vi na comunidade da microlins d web td bem?
    gostei do seu site!
    eu tenhu um blog…rsrsrs
    bjos

  2. Fabiano said

    bem, soh jogando um dos seus argumentos por terra… eu li em algum lugar que não me recordo (o que é uma pena) que aproximadamente 98% das máquinas hoje no mundo tem o plugin instalado [claro, não estou discutindo a versão]. Acho que o problema do uso do flash está realmente quando se toca no fato de o seu dado não estar disponível pra todos em “texto limpo”… ou seja, um leitor de telas por exemplo, ou o google. Assim como também no tocante das ferramentas de desenvolvimento flash, já que é uma tecnologia proprietária e favorece o monopólio da área. Além do que, é claro, o problema com o usuário. Realmente os desenvolvedores se esquecem que a maioria deles não sabe o que é um plugin, e acham que um belo aviso “necessita de plugin flash 8” vai resolver tudo… enfim, meu comentário já virou um post hehe… boa rochester… vamos em frente.. que atras vem concorrente…

  3. rochester said

    ah sim, que muitas máquinas tem plugin é fato, mas como você sabe, na maioria das vezes não é o mais recente (:o já estão no 9 beta2), e isso acaba gerando problemas, como o site ficar todo zuado [[
    A grande quastao e mesmo nao ter ele em “texto”, sem tags (h1, p, a …) o que atrapalha muito, e mesmo que a google consiga “ler” swf, o flash ainda perde nisso…

    (td) então correeee!!!!!!
    😄

Deixe uma resposta

