Usabilidade – Em que isso Ajuda – texto completo

junho 29, 2006

Aqui está o artigo que foi escrito para o MXStudio

Usabilidade – Em que isso ajuda?

Pequena Introdução

Bem, aqui estou eu pela primeira vez (primeira de muitas espero), para falar principalmente de Usabilidade na Internet. Pretendo publicar artigos toda segunda, então, fiquem de olho aí. Nesse primeiro artigo darei uma introdução mais teórica, com explicações mais amplas e abstratas (começando do começo ué😄 ), para depois ir mostrando exemplos e aplicações mais práticas.

Definindo as coisas

Então, o que é usabilidade? É quão fácil de usar, fácil de aprender, fácil de lembrar, eficiente, e de acordo com as expectativas é um produto, no caso um site.
Mas além da Usabilidade, existem fatores ao seu redor que são interessantes de ser abordados. Como estudos de Ergonomia, Interação-Humano-Computador, Semiótica, Design de Interação, e (é claro) Acessibilidade. São estudos extremamente relacionados (muitos são até confundidos, ou abordados como um tema só), da famosa área de “Web-Bem-Feita” (da qual sou defensor convicto =] ).

A Usabilidade é o que permite ao usuário alcançar suas metas, ou seja, chegar ao seu objetivo. Entre as bases da usabilidade, temos algumas que se destacam, pelo que podem propiciar: A clareza e arquitetura da informação trás um bom arranjo da informação, discernimento do que é essencial no site, facilidade de encontrar a informação pesquisada. A facilidade de navegação e baixa profundidade de links evita com que o usuário fique perdido. A simplicidade mantém sempre em foco a informação (menos é sempre mais😉 ), evitando efeitos “pirotécnicos” que acabam sem sentido em alguns casos. O conhecimento de que o texto para web é diferente do texto de outras mídias ajuda a manter a objetividade. A consistência assegura que ao clicar o link o usuário não tenha a sensação de que caiu em um outro site. O foco no usuário faz o usuário ficar motivado a voltar no site, a comprar o produto, a participar, opinar, indicar o site para amigos…

Vantagens e motivos para se usar

Durante todo a criação da estrutura de um site, não podemos nos esquecer que a internet, antes de tudo, é um meio de comunicação, de veiculação de informação (essa informação varia desde textos científicos, a piadinhas no orkut, ou ate mesmo charges), ela foi feita para isso. E a variedade de meios de se chegar a mesma informação na internet é de certa forma ruim, pois se o usuário não acha o que quer no seu site, ele simplesmente vai para outro. Pensar no usuário na hora de projetar o site é uma forma de saber que tipo de informação deve ser priorizada, e a Usabilidade ajuda a organizar a informação, manter o foco, e a facilitar a chegada do usuário a essa informação.

E alguns se perguntam, “por que eu vou ‘perder’ meu tempo e dinheiro investindo nisso?” Vamos à lista (bem pequena e básica) =D

  1. Os sites são feitos para os usuários, estruturar tudo de forma com que seja agradável ao usuário é, no mínimo, o ideal.
  2. A internet é um meio de comunicação e entretenimento, o usuário não quer ter problemas para navegar em um site.
  3. A facilidade de encontrar a informação é o que define onde o usuário vai procurá-la.
  4. Na web (ao contrário de produtos e softwares tradicionais), o usuário experimenta a usabilidade antes e paga depois, ou seja, má usabilidade equivale a menor número de clientes.
  5. Em 1998 (dado meio antigo, mas não deve fugir muito da realidade atual) deixaram de ser ganhos 3 bilhões de dólares por designs mal feitos/estruturados

Fique a vontade para comentar e ajudar e expandir essa lista.

Considerações finais

Assim como os padrões de estruturação de código (famosos standards) levaram algum tempo para ganhar força e respeito (alguns inclusive insistem em ignorá-los) acho que a Usabilidade (apesar de estar ganhando espaço no mercado é desconhecida por muitos) vai levar algum tempo para ser respeitada como merece no Brasil (pois desconheço a situação de outros países em relação a isso) e os profissionais da área também estão evoluindo e com o tempo estão ganhando seu espaço.

That’s All🙂

Rochester Oliveira – Coluna de Usabilidade
Para qualquer dúvida ou sugestão:
Mande um e-mail para Rochester Oliveira – rochester@mxstudio.com.br
ou visite o fórum de Usabilidade do MXStudio

 

That’s All🙂

2 Respostas to “Usabilidade – Em que isso Ajuda – texto completo”

  1. Thiago Prazeres said

    Bom tutorial para quem quer uma boa introdução afim de entender o que é usabilidade e sua importância na web.

  2. Texto legal mesmo. Expôs usabilidade de forma simples e didática.

    []s!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: