KISS – Keep It Simple, Stupid

julho 6, 2006

KISS – Keep It Simple, Stupid!

Antes de tudo…

Primeiramente, vem as desculpas… afinal demorei por motivos da atualização de uma BIOS… E ai… desgraça pouca é bobagem e o computador ficou de birra… Fiquei sem meu pc por 2 dias. Bem, vamos ao que interessa.

O que é

Fui apresentado a essa filosofia de programação há relativamente pouco tempo, enquanto estava trabalhando em um projeto e um amigo meu, ao ver a complicação que eu estava fazendo, me falou um pouco sobre o “KISS”.Vou tentar mostrar aqui sua aplicação em um site, no seu planejamento e algumas vantagens.

É um princípio utilizado na programação ou desenvolvimentos de alguns softwares (muitos consideram site um software…) que “prega” a simplicidade, partes pequenas (os chamados módulos) que se unem para resolvem um problema maior.

Para quem não entende bulhufas de inglês, o significado é mais ou menos “mantenha a coisa simples, estúpido” (amigável né?) que poderia ser comparado ao famoso “menos é sempre mais”. A idéia é bem simplória, “pra quê complicar?”, muitas vezes o jeito simples, modulado, “dividido”, é o melhor, mais fácil, mais atualizável, mais dinâmico, mais “limpo”. No fim, a relação custo/benefício é altamente positiva.

Pra que complicar?

“Mas se o jeito simples é tão bom, por que tem gente que faz do jeito complicado?”. Basicamente por pura falta de conhecimento. Vale lembrar que “simples” não é sinônimo de fácil. Às vezes é bem o contrário. Mas no final, acaba sempre “menos difícil”. Um exemplo bobo: Imagina um cara que fez um site sem CSS (sim, tem gente que faz ainda, e o pior, tem gente que tem que consertar isso… ) e quer mudar a cor da letra do site de preto (#000) para um cinza escuro (#333 por exemplo), imagina o trabalho que ele vai ter… Mas se o cara tivesse usado estruturas menores para basear as informações de cor de texto (um arquivo css), ele teria uma solução simples, onde bastaria ele mudar uma coisa que tudo fica diferente.

Ás vezes, a complicação é gerada também por uma falsa ilusão de que fazer um site sem nenhum projeto é mais fácil. Que chegar na frente do computador e criar algo bonitinho em um editor de imagem qualquer e usar o Front Page (argh!) para gerar um HTML qualquer é o jeito mais fácil (acho que peguei pesado na parte do front page…hehe).

Muitas pessoas poluem as páginas, colocam coisas demais que invés de ajudar a agregar mais informação útil, só atrapalha a navegação. Acho que isso ocorre porque há milhares de recursos diferentes para se utilizar em sites (muitos compensam mesmo serem utilizados), e as pessoas não sabem escolher o que utilizar, então cabe ao profissional puxar essa responsabilidade e falar de vez em quando algo do tipo “Acho que isso vai poluir demais, melhor não colocar”.

Considerações finais

Só uma interface bonita não é o suficiente para “fidelizar” o usuário. Ele tem que conseguir navegar no site, e a simplicidade muitas vezes é fundamental. Uma das grandes vantagens é que com uma navegação boa além do usuário gostar (se o site tiver um conteúdo interessante também) ele recomenda o site para um amigo, que recomenda para outro… Assim a coisa cresce, e muito.

A melhor tecnologia que pode (e deve!) ser usada em um site é a simplicidade.

That’s All🙂

Rochester Oliveira – Coluna de Usabilidade
Para qualquer dúvida ou sugestão:
Mande um e-mail para Rochester Oliveira – rochester@mxstudio.com.br
ou visite o fórum de Usabilidade do MXStudio

Original no MXStudio

That’s All🙂

2 Respostas to “KISS – Keep It Simple, Stupid”

  1. Essa é uma filosofia extremamente útil..
    Como você mesmo comentou, pode ser um pouco “chato” pra implantar essa idéia, mas os resultados são compensadores.
    A eficiência aumenta de forma considerável, principalmente na hora de fazer modificações ou atualizações.

    Parabéns… mais um ótimo post..😉

    Later😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: