Favicon.ico – Parte teórica

julho 28, 2006

Depois da minha ausência por causa das férias, voltei a atividade… Essa é minha coluna no MXStudio:

Favicon.ico – Parte teórica

Pequena Introdução

Este será um artigo dividido em duas partes, a primeira será na parte de Usabilidade (uma pequena parte teórica), e a segunda será a criação do ícone (a parte prática), no fireworks (e depois será mostrado o que se deve colocar no código HTML).

Muita gente já deve ter reparado nesse pequeno detalhe no site. Usuários inclusive. É um ícone que fica junto ao nome do site quando ele é colocado nos favoritos (favourites icon) mas em alguns navegadores (como o Firefox) ele aparece na própria barra de endereços, ao lado da url do site, ou nas abas do navegador junto ao título da página.

A primeira vista, uma pessoa pode pensar que é algo bem inútil “Oras, pra que eu vou ter trabalho SÓ pra ter uma imagenzinha -que mal dá pra ver- quando se adiciona o site aos favoritos?”. Bem, será que o ícone é tão inútil assim? Para saber isso, vamos ver no que exatamente ele ajuda, e no que atrapalha.

Pra que serve?

Teoricamente ele serve só para associar o site com uma imagem, diferente da imagem padrão do IE, ou de qualquer outro navegador. Na prática isso ajuda a marcar o nome do site, a ligá-lo a uma imagem, que provavelmente é a logo do site. É outro mundo quando uma pessoa entra em um site de quem se preocupa com os mínimos na hora de criá-lo.

Faz diferença (principalmente para quem usa algum navegador que mostra por padrão o ícone junto à url do site) para a pessoa entrar no site e ter, de cara, um “algo a mais”, que muitos não criam por preguiça ou por falta de conhecimento.

Outro ponto interessante e que eu fui aprendendo a observar em qualquer recurso que se utiliza em um site (ou em qualquer coisa, mas enfim, não vem ao caso…) é sua relação custo-benefício. Na pior das hipóteses uma pessoa levará 20 minutos para fazer um ícone (considerando uma pessoa bem iniciante, com pouco domínio de ferramentas de criação ou mesmo de HTML), mas geralmente a média fica entre 5 e 10 minutos.

Não estou dizendo que com um ícone você ganhará milhões de acessos ao seu site, assim como não digo que com um layout bonitinho seu site terá milhões de acessos. Só acho que um ícone pode ser aquele detalhe que fica faltando.

Considerações finais

Afinal, se podemos ter algo a mais, a um custo baixo (não é necessário muito tempo para se fazer um desenho de 16px por 16px =] ) e se é algo interessante para o usuário, por que não fazê-lo?

Vale lembrar que o próximo artigo será na seção Fireworks, onde será mostrada a parte prática de como se criar e inserir o ícone no site (inclusive em questões de código). Então, quem quiser ver a continuação, não demorarei muito a publicá-la😄 .

That’s All🙂

Rochester Oliveira – Coluna de Usabilidade
Para qualquer dúvida ou sugestão:
Mande um e-mail para Rochester Oliveira – rochester@mxstudio.com.br
ou visite o fórum de Usabilidade do MXStudio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: