Opera x Firefox

setembro 30, 2006

Depois de ouvir falar muito bem do Opera, resolvi me arriscar a testá-lo…

E foi a saga do download do Opera😛 foram 4 tentativas, na 1ª o download ficou absurdamente lento, aí acabei cancelando, na 2ª ele se cancelou “sozinho”, na 3ª consegui baixar, mas deu erro no instalador e na 4ª (ufa!) consegui.

Fui testá-lo meio sem paciência já. De cara a interface é totalmente diferente da do Firefox (meu padrão aqui), principalmente porque meu Firefox está muito personalizado (tema iPox , barra Web Developer, barra Google, barra de favoritos, e mais milhares de extensões). Algo que me incomodou bastante foi a opção de “nova guia” ficar tão longe da navegação, apesar que no firefox eu estava acostumado ao gesture para abrir nova aba (ou mesmo o atalho do teclado Ctrl + T <edit> que depois percebi que o atalho é igual no Firefox e no Opera</edit>). Outro ponto foi o “mouse gestures” embutido dele ser totalmente diferente do que eu estou acostumado no Firefox.

Ponto para o Opera nas opções de visualização (com opção até de navegador em modo texto) que me fizeram ficam brincando muito tempo ali😀 (resolvi baixar ele de vez quando fiquei sabendo dessas opções). E também as opções com um simples clique na barra de endereços (Inicial, Top 10, Marcadores, Busca).

N o final do 1° teste a minha avaliação é a seguinte :

Prós:

  • Opções de visualização muito boas para desenvolvedores
  • Customização até mesmo das opções do programa
  • Mostra o estatus do carregamento do documento e das imagens
  • Ótimo para downloads

Contras :

  • Dificuldades absurdas de download e instalação do programa (muitas versões disponiveis, e textos pouco explicativos, até mesmo no site da comunidade)
  • Limitações para alguns sites (vi um inclusive que se recusava a entrar por ele =/ )
  • “Inteligente” demais (ele importou bookmarks e adicionou uma pasta ali sem que eu percebesse :o)
  • Voltado para desenvolvedores (muito mais que o firefox)

Acho que ele é muito bom, mas ainda vejo mais vantagens (de extensões e temas principalmente) no Firefox, por isso continuarei com ele como como padrão, mas recomendo a aventura de baixar o Opera, principalmente para desenvolvedores.

Tht’s All😀

8 Respostas to “Opera x Firefox”

  1. Renan said

    ae cara blz?
    então pq vc nao poe um link ai com suas principais extensoes e temas ai do firefox
    =]

    falowww cara

  2. rochester said

    opa.. são muitas de verdade cara, mas posso deixar aqui as minhas prediletas..
    *extensões

    web developer toolbar :
    http://chrispederick.com/work/webdeveloper/

    fasterfox :
    https://addons.mozilla.org/firefox/1269/

    video downloader (para baixar videos do you tube):
    https://addons.mozilla.org/firefox/2390/

    *temas

    iPox (o que eu utilizo) :
    https://addons.mozilla.org/firefox/1790/

    macfox :
    https://addons.mozilla.org/firefox/3174/

    efim, e tem mais uma infinidade de temas e extensões no site da mozzila ( https://addons.mozilla.org/ ), e em outros sites

    []’s

  3. Ola Rochester!

    Gostei muito do Opera quando testei, levei até um susto, o Opera tinha uma area de visualização muito maior! Mas ai saquei logo em seguida que era por causa do meu FF cheio das extensões com barrinhas como a Web Developer, que comia parte da minha visualização…

    O Opera tbm tem um leitor de Feeds legal, porem, acho melhor os leitores web.

    Mas sabe com que eu mais me diverti? Foi com os comandos de voz.🙂
    Muito legal, mas perdi a paciencia depois de não conseguir fazer o Opera executar alguns comandos(tem que falar perfeito!!).

    Sobre o Download, da ultima vez que baixei, não tive problemas, mas isso já faz um tempo.

    O legal do Opera é que ele passa no Acid2 do http://www.webstandards.org/
    Acho que é o unico que passa.

    Realmente existe alguns sites que não abre com o Opera, eu não tenho certeza, mas acredito que o motivo seja o Java(script).

    Se tivesse que escolher por trocar de navegador, entre o IE7 e o Opera, com toda certeza, ficaria com o Opera.

  4. rochester said

    Realmente o Opera é bem legal e tal.. mas ha algo nele que me incomoda, ainda não descobri o que… =/

    o IE7 parece que vai estar bom, mas acho que ainda nao poderá sem comparado com os browsers de verdade.. pleos menos as suas ultima versões que seriam milagrosas, não foram assim… =P

    []’s

  5. Darren said

    Please add firefox cookies/bad web sites immunization in next version!
    Firefox 2 cannot reject third party cookies!!!!!!!!

  6. jorge antonio said

    Baixei o opera e gostei durante alguns dias funcionou muito bem,depois a tela ficoazul e não consegui mais visualizar corretamente,caso vc saiba como corrigir me informe.
    Jorge antonio

  7. Rylan said

    I’m having a problem installing Opera 9.02 on FC5.
    Every time I try to run it, it comes back with a “unable to find software information” error.
    When I try to run it from the command line, I get 6 conflict errors.
    I must add that I already have Opera 8.54 but I close it down before I try and run it.

  8. felipe said

    o firefox e o melhor navegador so estou esperando a versão final 3.0

Deixe uma resposta

