“Design x Usabilidade” é tão real quanto o vídeo da Cicarelli

outubro 20, 2006

Saindo do foco só para explicar o título :
[falávamos de palavras chave que chegam aos nossos blogs]
Ninguém : o povo do google deve se divertir vendo log de busca
Ninguém : um dia escrevo um post com “grobo” e “cicarelli”… o mundo é bizarro… As pessoas fazem umas buscas muito sem noção
Rochester : o da cicarelli eu perdi a oportunidade.. mas vou fz um qq dia, só sair um novo burburinho na net
Ninguém : pode fazer da cicarelli que ainda deve render muito
Rochester : pensei em fz agora, mas nem vo nao

Não resisti o teste de quanto tempo duram esses boatos na internet, desculpem-me os que chegaram aqui por engano😀 .

Mas vamos ao que interessa…

Há algum tempo tenho visto pessoas escrevendo sobre a tal dificuldade de se “casar” Design com Usabilidade. Mais espeficicamente do confronto entre Design e Usabilidade. Será que existe mesmo esse confronto?

Quem falou sobre isso descreveu muito bem a usabilidade, que é basicamente a facilidade em se utilizar algo (na verdade é muito mais amplo que isso, mas a ídeia princial é essa mesmo), mas na hora de explicar o tal design…

Design não é só a “cara”, design é todo o projeto que se faz para criar algo. Aliás no Inglês a palavra significa tanto “projetar” , “construir” , “criar”, quanto o resultado que se tem desse projeto. E temos várias áreas dentro do design, como design gráfico, ou design de interação, que vai muito além da forma, ou da interface, que estudam inclusive o comportamento do usuário ao interagir com o objeto (que se aproxima de Usabilidade, e geralmente andam juntos, um completando o outro).

Mesmo que considerássemos Design como layout, não acho que haja confronto se soubermos o que estamos fazendo. Há quem diga que pensar no usuário torna o projeto difícil, trabalhoso, feio, e que não trás vantagens porque cliente só compra a cara bonitinha. Não penso assim. Não vou dizer que é facil “pensar” como o usuário, porque desenvolvedor não é usuário (principalmente no meu caso, que aprendi a criar, pra depois começar a navegar🙂 ) mas não é impossivel, e às vezes nem “necessário”, afinal, temos os testes de usabilidade com usuários exatamente para isso. E um projeto com boa usabilidade não tem que ser feio, isso independe da usabilidade. É como pensar que Tableless limita a criação do layout. Depende de quem faz, temos vários exemplos disso (não citarei nenhum, por enquanto) tanto bons quanto ruins.

Não há uma receita mágica para um site ter boa usabilidade, assim como não há receita para um ser site bonito, e não há nem sequer receita para se fazer um site “bem feito” (já ouviu falar de “Web-Bem-Feita”?😀 Breve teremos mais explicações). Existem recomendações, convenções, e padrões que ajudam muito.

A questão mais complicada é vender para o cliente a idéia de que não basta algo bonitinho para ter retorno na web, aí entra a diferença de um projeto apenas com forma, e outro com forma, usabilidade, seguindo os padrões (e mais todos os opcionais de fábrica para a versão 2.0)…

O tal confronto “Design X Usabilidade” não existe pelo simples fato de serem estudos que se completam e auxiliam, assim como a forma completa a estrutura, o CSS completa o HTML, e o queijo completa a goiabada😀

That’s All🙂

4 Respostas to ““Design x Usabilidade” é tão real quanto o vídeo da Cicarelli”

  1. Um ponto importante. Desenvolvedor é usuário SIM!
    Umas das coisas mais importantes pra se começar um bom projeto e saber quem você quer atingir, conhecer seu publico-alvo. Necessariamente um site não tem que ser fácil de ser usado por todos ( afinal você pode estar querendo atingir heavy-users, como os desenvolvedores por exemplo ). Tudo vai depender do seu publico alvo.

  2. rochester said

    Não cara.. Desenvolvedor pensa que é usuário, mas há muitas diferenças aí…
    O seu público-alvo pode ser desenvolvedores, ai teoricamente eles se tornam os “usuários” para seu site… nesse ponto sim…
    Mas eu me refiro aí mais ao geral que se tem no mercado, são poucos os sites que você é pago para fazer e são para desenvolvedores…
    =D
    []’s

  3. Cara, eu usobloglines, gmail, leio o webinsider, boxes and arrows, functioning form… se eu não sou usuário desses produtos/serviços, o que que eu sou?
    Não é nada de teoricamente não, nos somos usuários avançados só isso…
    Repito a dizer tudo depende do seu publico alvo…

  4. rochester said

    “Mas eu me refiro aí mais ao geral que se tem no mercado, são poucos os sites que você é pago para fazer e são para desenvolvedores…”
    vai dizer que o usuário que apenas visita um site de uma empresa por exemplo tem o mesmo jeito de pensar que você?
    me refiro ao “grupo” usuários, assim como tem o “grupo” desenvolvedores”…
    soa meio preconceituoso até, mas foi assim que pensei na hora de escrever =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: