Usável ou Humanizado?

fevereiro 20, 2007

Mais um texto no mxstudio, dessa vez explicando o tal do “Humanizado” já citado em artigos anteriores.

Obs: Esses textos que são da coluna de usabilidade do MXStudio fogem aquela idéia que eu tinha de acompanhar cada post com uma imagem 😉

Usável ou Humanizado?

Termos

Usável

Algo usável, seria algo possível de se usar. É como dizer que a comida é comível, que o tênis é calçável, que a música é ouvível. Não explica muita coisa, se é algo que eu posso interagir, é óbvio que eu posso usar.

Mas a diferença é quando se usa esse termo para especificar a facilidade de uso. E o estudo da Usabilidade possibilita essa utilização de forma mais fácil, ou seja ela passa a alcançar seu objetivo. É como dizer que além de comível, a comida é “gostosa”, o tênis é “confortável”, a música “boa”. É como se um adjetivo a mais estivesse implícito ao dizer que algo (não apenas sites, os produtos no geral sempre têm uma análise de usabilidade) além de possível de se utilizar é fácil de se utilizar, ou intuitivo, ou que não precisamos de um manual com descrições técnicas e sem sentido para tentar utilizar, basta ver e já se entende como utilizar.

Humanizado

Esse termo foi criado no intuito de descrever melhor a fácil interação de um usuário com algum objeto. Algo é Humanizado (pelas confusões que se pode ter com “humano” preferi utilizar “humanizado” na tradução, já que o próprio do título do blog dos criadores desse termo é “humanizado”) quando ela corresponde às necessidades humanas, se ela considera os erros humanos.

Defendendo o termo Humanizado

Quando algo corresponde às expectativas, possibilita que o usuário alcance seu objetivo, considera suas falhas (as prevê, e põe algo para o usuário se apoiar e conseguir entender o que está acontecendo, por que aconteceu esse erro, por que ele foi acabou caindo nesse local do site…), então é considerado algo humanizado, pois para fazer tudo isso é preciso que se conheça as necessidades do usuário, seus objetivos e suas possíveis falhas.

O termo usável em si é muito pouco explicado, apenas alguns especialistas tentam definir o que pode significar. Jakob Nielsen defende que usabilidade é quão fácil um produto (interface) é de se usar, e ainda faz uma subdivisão em outros 5 componentes, mas nunca considerando se a interface faz o que os usuários necessitam que ela faça. Por isso há interfaces “ruins” que satisfazem esses 5 pontos.

Esses conceitos são definidos e catalogados em um ramo da ciência chamado Psicologia Cognitiva, que está por perto há 50 anos, e é de onde vem essa filosofia.

Isso explica muito melhor a frustração de muitos (senão todos) usuários ao entrar em alguns sites. É muito mais difícil fazer algo “humanizado” do que algo “usável”. Pela complexidade que tem o pensamento humano. O que um usuário gosta, outros certamente não gostam. Fazer com que algo agrade ambos em algum ponto em comum que eles tenham é a grande dificuldade.

Considerações finais

Vale lembrar da importância da Utilidade do site em meio a tudo isso, e das bases no design de interação.

Depois de ler a minha opinião a respeito, leiam o texto que explica primeiro toda essa história de humanizado, e o texto traduzido, pra quem não manja de inglês.

Lembrem-se que não devemos utilizar termos sem pensar, apenas porque estão na moda, ou porque o seu cliente não sabe o que é e fica bonito falar difícil. Quando classificamos bem e definimos bem para nós mesmos algo, é bem mais fácil entender o que este isto é. Definir é o primeiro passo para entender!

That’s All 🙂

Rochester Oliveira – Coluna de Usabilidade

Para qualquer dúvida ou sugestão:

Mande um e-mail para Rochester Oliveira – rochester@mxstudio.com.br

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2 Respostas to “Usável ou Humanizado?”

  1. Excelente artigo! Nos dias atuais necessitamos criar interfaces mais humanizadas e não só “usáveis”. Cada projeto deve ser criado para atender as necessidade do cliente de forma eficiente, de preferência com humanização e usabilidade de mãos dadas.

  2. Rochester said

    é… além de “facil de usar” tem que ser no mínimo útil, certo?

    😉

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